Semana de Ambiente está de volta já no próximo mês de novembro

As três iniciativas organizadas anualmente pelo Jornal Água&Ambiente estão de regresso já no próximo mês de novembro para discutir os grandes temas da atualidade. Pelo segundo ano consecutivo, o Fórum Energia, o Fórum Resíduos e a Expo Conferência da Água realizam-se ao longo de uma semana – de 15 a 22 de novembro – em formato presencial.

 

Os grandes temas em debate em cada iniciativa

 

aceleração da transição energética é o grande tema em foco no 10º Fórum Energia, agendado para os dias 15 e 16 de novembro. Neste serão também discutidos os riscos e oportunidades que resultam do novo enquadramento europeu, na sequência da apresentação do plano REPowerEU, para garantir a independência energética face à Rússia, bem como as prioridades, mas também as limitações de Portugal neste domínio. Sob este foco estarão o mercado de gases renováveis, as oportunidades no autoconsumo e as soluções de armazenamento para o País. Vai também ser lançado o debate sobre o concurso para a rede de eletricidade em baixa tensão e fazer o balanço do mecanismo de controlo de preços no mercado ibérico.

 

Com o plano estratégico setorial na reta final, este ano, o grande mote para o debate no 16º Fórum Resíduos, que se realiza de 17 a 18 de novembro, é a implementação do PERSU 2030. As oportunidades que o setor poderá explorar nos gases renováveis e no autoconsumo serão também analisadas em detalhe. Em destaque estarão ainda o novo paradigma da gestão de fluxos específicos, bem como o funcionamento do novo sistema de depósito e retorno de embalagens de bebidas, discutindo-se ainda o futuro do mercado de resíduos perigosos, com a decisão nas mãos da tutela de manter ou não a exclusividade dos CIRVER. 

 

Os grandes desafios da execução do PENSAARP 2030 é o grande tema em destaque na 17º Expo Conferência da Água, marcada para os dias 21 e 22 de novembro. Vamos também discutir o papel no setor das concessões municipais e os desafios que se colocam à sua continuidade. Debatem-se ainda as oportunidades no autoconsumo e gases renováveis, mas também a necessidade de gerir usos conflituantes que se adivinham no futuro próximo. Com o país a enfrentar a pior seca das últimas décadas, vamos promover o debate sobre a solução de dessalinização proposta para a região do Algarve.  Numa altura em que se debatem os novos Planos de Gestão de Região Hidrográfica, que irão vigorar até 2027, relança-se ainda a discussão sobre o que tem de mudar na gestão de bacias hidrográficas para garantir que se atingem as metas ambientais, que ficaram por cumprir no último ciclo estratégico. 

 

Semana de ambiente explora temas transversais aos setores do Ambiente e Energia

 

O regresso da Semana de Ambiente será também uma oportunidade para explorar temas comuns aos setores da Energia, Resíduos e Água: este ano, dado o novo contexto geopolítico, o destaque vai para as oportunidades nos gases renováveis e autoconsumo, mas também para os desafios que se colocam na gestão de usos conflituantes do recurso água.

 

GARANTA JÁ O SEU LUGAR!

 

INSCREVA-SE AQUI